segunda-feira, 7 de maio de 2012

HISTÓRIA DA NOSSA IGREJA


Histórico, 30 Anos de Lutas e Vitórias

 O evangelho chegou primeiro ao povoado de Mandacaru, através do senhor Pedro Cunha, crente fiel que veio trabalhar na região em busca de pedras preciosas. Durante as noites, após o serviço, reunia os companheiros de trabalho para falar-lhes da Bíblia, de uma “pérola de grande valor” (Mt. 13:46), da Salvação em Cristo.
Não sabemos se o irmão Pedro achou o que procurava, mas trouxe o que aqueles homens precisavam. Flaudízio foi um dos primeiros a se converter, depois que confirmou com um padre se de fato a Bíblia era a palavra de Deus, outros depois, seguiram o mesmo caminho agora com o seu testemunho.
O irmão Pedro Cunha convidou alguns irmãos da 2ª Igreja Batista de Vitória da Conquista, que faziam o trabalho na região de Piripá e Condeúbas, para que dessem também atenção a estes novos crentes, vieram então as irmãs Lúcia, Sinhorinha, Giorgina, o pastor Valdomiro Oliveira, e os irmãos Walter Cunha, Davi Mendes, Firmo Dias entre outros.
Os anos se passam, o inimigo se levantou feroz, tentando destruir o trabalho, Deus então interveio na
 história transformando as adversidades em expansão do seu reino, surgindo assim a Igreja Batista Peniel,
Aos 12 dias do mês de dezembro do ano de 1981, na direção do vice-moderador, presidente em exercício da Igreja Peniel em Vitória da Conquista BA, Fernando Cerqueira Souza, em assembleia geral consultou o plenário quanto ao seu desejo de tornar autônoma a congregação em São João do Paraíso, havendo resposta afirmativamente unânime, o Pastor Edson Nogueira da Silva assumiu a direção da assembleia, interrogando os irmãos congregados se estariam dispostos a se organizarem em igreja, após a resposta uníssona do “sim”, foi dada a oportunidade para pedido de carta de transferência; tendo como membros fundadores ainda em comunhão com esta ou outras igrejas da mesma fé e ordem os seguintes irmãos: Arlinda Trancoso dos Santos, Anita Neto dos Santos, Ana Maria dos Santos, Flaudízio Maciel dos Santos, Zezildo Maciel dos Santos, Izaulino Ribeiro de Oliveira, Raulinda Oliveira, Sargino Maciel dos Santos, Joaquim dos Santos, Clemência Martins dos Santos, Manuel Marques dos Santos, Eldite Braga dos Santos, Luiz dos Santos, Isaurita Gomes dos Santos, Lúcia Mendes Figueira Sousa, Donila da Rocha Santos, Dalvina Machado Batista, Liolina Urcina Batista, Otávio Marcelino de Oliveira, Eliza Gomes de Souza, Odete Domingues de Souza,
Ananiva Bandeira Batista, José Nogueira dos Santos e Elza Dutra Pereira Cruz.
Louvado seja o nosso Deus por essas vidas que com amor, alegria, dedicação e perseverança estão firmes trabalhando enquanto aguardam a volta do Senhor Jesus.
Na oportunidade foi indicado o Pastor Edson Nogueira da Silva como pastor interino da sociedade organizada, que assim permaneceu entre 08/11/1981 e 08/12/1983.
Outros servos de Deus vieram, outros passaram, mas todos trabalharam ganhando almas e resgatando vidas para Deus.
Pastor Dorival Brisola, de 06/05/1984 à 05/10/1985;
Pastor Julival Andrade Pereira, de 02/12/1989 à 03/11/1991.
Pastor Valdavázio Moreira de Oliveira atuou como interino nos anos de 1991 e 1992 assumiu a titularidade da igreja entre 10/05/1992 à 04/06/2000.
Pastor Isaias Alves Matias, de 18/02/2001 à 02/12/2003.
Pastor José Eloilton de Sousa Lima, de 04/07/2004 à 31/12/2009.
Pastor Edson Rocha assume como interino em abril de 2011 e deixa o cargo em junho do mesmo ano.

Entre os intervalos sem um pastor titular, tivemos várias vidas que se consagraram ao Senhor, dedicando tempo, trabalho, família em prol do Reino de Deus, bendito seja o Deus Eterno por cada pastor, vice-moderador e evangelista que assumiram a igreja nestes períodos.
Dos filhos desta igreja quatro assumiram o ministério pastoral, Pr. Flaudízio, Pr. Flávio, Pr. Dionizio e o Pr. Ivo e pela fé em Cristo outros virão.


Graças ao nosso Deus através da ação do Espírito Santo e do trabalho destes irmãos a Igreja hoje conta com 227 membros, possui cinco congregações: Água Branca, Boa Vista 3, Maravilha, Vargem Grande e Vereda D’Água e mantém onze pontos de pregação: Bandarra (BA), Barragem do Pião, Boqueirão, Coqueiro (BA), Ingazeira, Lagoa Dantas, Laranjeira, São Felipe, São Pedro 1 e 2, Veredas dos Bois e São João Velho.

Hoje na direção do pastor Evanilson Silva de Andrade desejamos manter os mesmos ideais que moveram os fundadores deste trabalho, o intuito de adorar a Deus, pregar o evangelho de Cristo, viver uma vida de santidade e testemunho de tal maneira que esta cidade e as regiões circunvizinhas, vejam em nós a luz do Senhor Jesus. A Ele toda a Glória por estes trinta anos de história, lutas e vitórias.

2 comentários:

  1. Meu marido,ainda na sua infância,fez parte dessa igreja, que ainda hoje faz parte de lembranças felizes que ele jamais esquece.Ele era membro e ainda hoje ele se considera assim,embora não esteja em comunhão com a igreja por causa da distância.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido,ainda na sua infância,fez parte dessa igreja, que ainda hoje faz parte de lembranças felizes que ele jamais esquece.Ele era membro e ainda hoje ele se considera assim,embora não esteja em comunhão com a igreja por causa da distância.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade
Comentários ofensivos serão apagados